sábado, 19 de novembro de 2016

Afinal o que é Novembro Azul?



Novembro Azul é a denominação de uma campanha de conscientização dirigida aos homens com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, mas também do câncer de testículo, depressão masculina, entre outros. Mas por que novembro? Apesar de no Brasil o dia do Homem ser comemorado no dia 15 de julho, em grande parte dos países do mundo, o dia do Homem é no dia 19 de Novembro.
A importância de campanhas como essa é em antecipar diagnósticos de doenças. O Câncer de próstata (uma pequena glândula que só os homens possuem, e está na parte baixa do abdômen) por exemplo, atingiu esse ano só no Brasil mais de 60 mil casos. Já é o segundo tipo de câncer mais comuns entre os homens.
 
Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, felizmente a grande maioria cresce de forma lenta. 

Exames de Sangue como o PSA, a Ultrassonografia da Próstata e a Biopsia são utilizados para o diagnóstico. Mas fiquem atentos, nos estágios inicias o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas. Procure seu médico sempre que apresentar um destes sintomas: urinar pouco de cada vez, urinar com frequência especialmente durante a noite, dificuldades para urinar, dor ou sensação de ardor ao urinar, presença de sangue na urina ou sêmen e ejaculação dolorosa.

Outro destaque do mês de novembro é ao combate mundial ao Diabetes Mellitus, comemorado no dia 14. Estima-se que haverá 410 milhões de diabéticos em 2025, hoje há mais de 230 milhões de diabéticos, uma doença que traz inúmeras complicações, mortes cardiovasculares, incapacitações e amputações, cegueira, etc, e que acomete tanto homens quanto mulheres. Este tema ficará para o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário